História

Foi no dia 12 de Março de 1968, quando o Brasil vivia o auge do regime autoritário, que um grupo de jornalistas, radialistas e alguns convidados, amantes do esporte, reuniu-se pela primeira vez, nas dependências da TV Vitória, para iniciarem a organização da ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS ESPORTIVOS CAPIXABAS – A.C.E.C. Neste encontro, onde escolheram alguns colegas para tomarem as primeiras providências, estavam presentes os senhores: Hélio Soares, Oswaldo Amorim, Carlos Alberto Rizzo, Pedro Luiz Gonzaga, Clovis da Silva Mendonça, Boanerges Aguiar, Selmir Cicero de Miranda, Enéas Silva, Hélio Santos da Silva, Adilson Barbosa Nascimento, Euclides Onofre Filho, Moacyr Guizan, Gilson Félix, Júlio Simas Pinto, Geraldo Gomes de Paula, Itaguassy de Araújo Fraga, Antonio Cesar Melin, Eleisson Correa de Almeida, Joacir Moreira, Willis Machado, Antonio José Olimpio de Santana, Heraldo Brasil, Antonio Buarque de Lima, Eduardo Ribeiro, Edson Tristão de Aguiar, José Antonio Nunes de Couto, José Carlos Stein, Wander José Bassini, Arthur S. Del Caro Paiva e Eugenilio Ramos, que a bem da verdade, não tiveram nenhum contratempo, por parte dos dirigentes do país, para criarem a neófita associação, pois entendiam estes, ser a nova organização uma instituição que valorizaria a prática verdadeiramente sadia dos esportes no país. Aquele grupo, já tinha no coração, há algum tempo, o desejo de criar uma instituição que fosse séria, independente, compromissada com a verdade e com a seriedade dos esportes e que defendesse os direitos dos que labutavam na Imprensa Esportiva, no exercício de suas atividades profissionais, dentro e fora das praças esportivas. Na ocasião, foi eleita a primeira Diretoria Executiva, para o biênio 1968/70 e que ficou assim constituída: Presidente: OSWALDO AMORIM; Vice–Presidente: FRANCISCO OLIVEIRA NEVES; Secretário: EDUARDO RIBEIRO; Tesoureiro: CLOVIS DA SILVA MENDONÇA.

Ocuparam posteriormente a presidência da ACEC os Cronistas José Antônio Nunes Couto (JANC), Jorge Rodrigues Buery, Francisco Ladislau (Chico Pardal), Jair Batista, Jorge Reis, Jairo Peçanha e Mauro Marques.

Em 2015, assumiu a presidência o radialista Jair de Oliveira que fez uma análise completa da entidade e identificou que seria necessária a reformulação do Estatuto e ajustes das questões jurídicas pendentes. O grupo de Cronistas realizou uma Assembleia Geral, em Março de 2016, e definiram a criação de uma nova razão social, manutenção do nome fantasia ACEC e adequação do Estatuto às normas das organizações esportivas e novas plataformas de comunicação. Assim a entidade passou a ser denominada ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA IMPRENSA ESPORTIVA CAPIXABA (ACEC).

Até a presente gestão a ACEC conseguiu algumas conquistas como: Novas cabines de imprensa no Estádio Kleber Andrade, Integrar a Comissão de Esportes que elege os indicados para a Calçada da Fama na Sesport, implantação da Rádio e TV ACEC WEB, ocupar a vice-presidência da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE), membro da Association International Sport Press (AIPS).


Nossa Política
Respeito incondicional ao estatuto da ACEC

Missão
Garantir aos profissionais da imprensa esportiva condições ideais de trabalho na divulgação, no apoio e incentivo ao esporte capixaba com transparência, ética e responsabilidade.

A Visão
TER UMA IMPRENSA FORTALECIDA PELOS PROFISSIONAIS QUE DEDICAM O SEU TALENTO NO FOMENTO DO ESPORTE E RESPEITADA PELOS ATLETAS, DIRIGENTES E PÚBLICO QUE A RECONHECEM COMO PARCEIRA VITAL PARA O SUCESSO DE TODOS.

Nossos Valores
ÉTICA, PROFISSIONALISMO, DEDICAÇÃO E INFINITO AMOR AO ESPORTE CAPIXABA